De repente…Eu consultor?

Quantas pessoas você já ouviu falar: “Eu me planejei para ser consultor empresarial, afinal eu estudei para isso”. Eu aposto que, pouquíssimas.

A profissão de consultoria é muito, muito, antiga e como qualquer outra profissão sempre tem os seus momentos de glória e outros não tão gloriosos. E hoje? Em que momento está?Acredite ela vai bem e pode ser uma opção para você, mesmo que esteja no início da sua carreira profissional.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em tempos de empregos formais escassos, você pode considerar seriamente iniciar na carreira de consultoria empresarial. Mas como começar do zero?

 

Primeiro, não queira abraçar o mundo! Escolha uma área que você tenha habilidade e goste. Vou te dizer quais são as cinco maiores áreas e os respectivos percentuais de atuação dos consultores no ano de 2019.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A área que mais se destaca é a de Gestão de Negócios, com 22,5% e em segundo lugar vem a área de Estratégia Empresarial , com 20,9%. A consultoria em todas as áreas tem o potencial para dar velocidade e melhorar os negócios das empresas-clientes. Nesse artigo vou te dar algumas dicas para atuar na área de Gestão de Negócios.
 

  • A primeira dica é entender o modelo de negócios atualmente utilizado pelo cliente. Nessa etapa é importante você utilizar uma ferramente que capture a essência do negócio e como o valor é gerado para os clientes. O formato deve ser simples e visual. Recomendo o uso do Canvas nessa etapa.
  • A segunda dica é verificar o quanto o atual modelo se aproxima ou se afasta da missão, visão e valores da empresa. Bem mais comum do que parece, muitas empresas não tem a missão, visão e valores declarados, então é mais uma oportunidade para você ajudar o seu cliente a definir e declarar esses termos de compromisso.
  • A terceira dica é “pinçar” colaboradores de diversas áreas funcionais e preparar uma seção de brainstorm. Nessa etapa recomendo atenção na escolha dos colaboradores, devem ser aqueles com “brilho nos olhos”, já que eles serão os discípulos responsáveis por manter a essência do projeto e pela realimentação do sistema. A seção de brainstorm tem por objetivo responder cinco perguntas: (1) Para quem realmente estamos criando valor? (2) Qual valor entregamos ao cliente? (3) Como o cliente percebe o valor que entregamos? (4) Como atender as necessidades dos clientes de forma inovadora? (5) Quais problemas poderíamos resolver no futuro para os nossos clientes? Ensinar como realizar uma seção de brainstorm corretamente é mais uma oportunidade de você ajudar o seu cliente.
  • A quarta dica é a ideação. Ou seja, é o desafio de cocriar um novo modelo de negócio. Sem me aprofundar muito nessa parte, pois dá para escrever um artigo inteiro só sobre isso, a cocriação é a criação conjunta consultor-cliente no novo modelo de negócio. Inovar não é copiar ou comparar com o concorrente, significa olhar para frente e criar novos mecanismos de criação de valor e receitas. Significa quebrar paradigmas, na busca de modelos originais e quiçá um modelo com força disrruptiva.

Essas quatro dicas, quando aplicadas com a técnica correta são o poder na suas mãos. E aqui vai mais uma dica de ouro. Geralmente, o cliente já tem a resposta para um novo modelo de negócio, mas ele ainda não sabe. Então você só tem que ajudá-lo no processo de revelação e sistematização da inovação. Você consegue imaginar o valor desse trabalho para o seu cliente.

Essas não são as únicas áreas que você pode atuar com consultoria empresarial. Além das cinco áreas citadas, existem mais 21 áreas para você escolher. Posso falar delas se você quiser. Você quer? Deixe aqui nos comentários.

Sinceramente, espero ter te ajudado.

#consultoria empresarial

CLÉSIO LANDINI
Consultor Empresarial. Associado ABCO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados