COPwashing: Entre compromissos Políticos e Ações sustentáveis

Imagem por jcomp on Freepik

Em meio ao cenário global de crescente preocupação com as mudanças climáticas, a COP 28 (Conferência das Partes signatárias da Convenção do Clima) que encera nesta terça-feira, 12/dez, trouxe à tona uma nova expressão por comentaristas especializados no tema: o “COPwashing”. Este termo, está para os encontros internacionais do Clima, assim como o Greenwashing para as estratégias de marketing empresarial. 

Existe uma tendência observada nos últimos encontros internacionais: o aumento das declarações voluntárias de compromissos que não fazem parte da agenda oficial. O problema reside onde o compromisso político muitas vezes eclipsa a ação efetiva.

A COP 28, foi marcada por declarações ambiciosas, promessas eloquentes e acordos celebrados. Podemos citar logo no início da conferência a Carta da Descarbonização de Óleo e Gás, assinadas por gigantes do setor. No entanto, a questão que paira no ar é se essas expressões de intenção são respaldadas por medidas concretas e progresso tangível em direção às metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE).

É crucial reconhecer que a abordagem de “COPwashing” pode ser um obstáculo significativo para a efetiva mitigação das mudanças climáticas. O risco reside na possibilidade de que tais compromissos sirvam mais como estratégias políticas de relações públicas do que como verdadeiras iniciativas para enfrentar as complexidades ambientais.

Neste contexto, torna-se imperativo que, como Associação de Consultores, estejamos atentos à distinção entre retórica e ação efetiva. Devemos questionar e analisar criticamente os resultados tangíveis das promessas feitas em fóruns globais, instigando uma discussão franca sobre a integridade das medidas propostas.

Além disso, podemos desempenhar um papel crucial ao promover a transparência e responsabilidade. Ao destacar casos de “COPwashing” e, ao mesmo tempo, reconhecendo e aplaudindo iniciativas reais, contribuímos para a construção de um diálogo construtivo e para a promoção de ações que realmente causem impacto.

Nossa missão como consultores é ir além das palavras vazias, orientando em direção a soluções práticas e efetivas para as mudanças.

Juntos, podemos desempenhar um papel fundamental na transformação de compromissos retóricos em ações tangíveis, garantindo que as futuras gerações herdem um planeta mais sustentável.

por Jacqueline Viegas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados