AULA MAGNA DO CFCO APRESENTA O PANORAMA DA CONSULTORIA NO BRASIL E NO MUNDO

Apresentada pelo nosso atual presidente, Thiago Loner, a primeira aula do Curso de Formação de Consultores Organizacionais (CFCO) trouxe o Panorama da Consultoria no Brasil e no Mundo. A aula ocorreu na noite do dia 9 de janeiro de 2024, via ZOOM.

Dando início ao tema, Thiago trouxe as definições de “consultor”, “organização” e “consultoria organizacional”, que é a atividade econômica realizada de forma independente e temporariamente por um consultor, orientando organizações para a identificação, análise e proposição de alternativas para a solução dos complexos problemas organizacionais.

Conceitualmente, no Brasil e no mundo, a consultoria organizacional se divide em cinco segmentos: estratégia, operações, recursos humanos, finanças e tecnologia da informação. A partir desta apresentação, os participantes do curso foram orientados a identificar em qual deles atuam. Esta interação foi realizada e debatida – de forma muito proveitosa – pelo grupo de apoio no whatsapp, criado pela organização do curso, para a reunião das informações e melhor aproveitamento do curso.

Dados do panorama, divulgado pela Statista 2020, mostram que mais da metade da participação financeira destes segmentos está concentrada em consultores que atuam com finanças (29%) e operações (28%). Além disso, 80% da receita global está centralizada em apenas 18 países.

Thiago deu sequência a sua aula, trazendo dados estatísticos do percentual de consultores em cada continente, respectivos países de destaque e relações financeiras, comparando informações de diferentes pesquisas disponíveis na internet (ONU, Statista, Wikipedia, Source Global Ressearch, DataSebrae e outros). Outras informações deste panorama estarão presentes na matéria de capa da Revista ABCO que será lançada no início deste ano.

Ele trouxe, ainda, a reflexão de que cabe a cada consultor organizacional buscar o crescimento da classe no mercado e fomentar o aumento da participação do Brasil no ranking de receitas obtidas com a consultoria. No Brasil, somos 1,3 milhão de consultores e 398 mil empresas de consultoria. É um mercado muito amplo e promissor, tendo em vista que 19 milhões de empresas contratam esses serviços.

Para finalizar, Thiago apresentou o conceito de Consultor Hearts On, que acredita ser o caminho para esse crescimento e fortalecimento da profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados