COMEÇOU O CFCO: CURSO TEM FORMATO INSPIRADO NAS FORMAÇÕES INTERNACIONAIS

Na noite do dia 9 de janeiro de 2024, teve início a primeira turma do Curso de Formação de Consultor Organizacional (CFCO). Promovido pela ABCO, o curso tem o professor Jerônimo Lima como coordenador acadêmico e mentor e conta com a participação de diretores, como o Marcelo Fahrat (Empreendedorismo e Inovação) e Robson Campos (Marketing), na organização e divulgação do mesmo.

O CFCO é dividido em seis módulos, que foram apresentados por Marcelo Fahrat. O primeiro deles dedicado ao Mercado de Consultoria no Brasil e no mundo ocorreu na própria noite de abertura do curso e foi facilitado pelo atual presidente da ABCO, Thiago Loner.

O segundo módulo abordará as competências, habilidades e atitudes que o consultor deve desenvolver para atuar no mercado ao qual está inserido. O terceiro módulo trará a ética que é tão necessária dentro de todas as questões, relações e negociações. Cientes de que saber como se apresentar no mercado é um tema também de extrema importância, o quarto módulo trará as técnicas de Marketing com orientações de como os profissionais devem se apresentar e se portar no mercado.

O quinto modulo terá foco na ISO-20700:2017, que traz as diretrizes para todo o ciclo de vida operacional da consultoria. Por último e não menos importante, o sexto módulo vai nos mostrar que é possivel ter qualidade de vida no mercado da consultoria, como devemos atuar na gestão financeira e administrativa de nossas empresas e formas de atuação em consultoria.

No decorrer das aulas, que serão realizadas sempre às terças-feiras, das 19h às 22h, via ZOOM, teremos intervenções de palestrantes, especialistas nos respectivos temas, para que possamos ter a opinião de alguns colegas consultores, trazendo considerações e lições aos 15 profissionais inscritos nesta turma 2024.1.

A História Desse Curso

Para dar início ao CFCO, o professor Jerônimo Lima, que completa 33 anos como Consultor em 19 de janeiro, contou a história da criação desta formação. Segundo ele, logo que entrou para o mercado passou a ler bastante sobre o tema e não encontrou muita referência bibliográfica boa. “O que encontrei (no âmbito nacional), logo de cara, não era bom. Inclusive, o primeiro livro lido foi ‘A Fábrica de Mentiras’, que trazia tópicos não tao agradáveis”, disse ele, afirmando que seguiu buscando referências nacionais e internacionais.

Em 1997, ele decidiu fazer uma formação internacional e, ao voltar para o Brasil, encontrou uma associação em SP e se apresentou, com o intuito de desenvolver a categoria do Consultor no Brasil. “Em 2001 percebi que a entidade precisava de uma certificação e propus, junto ao saudoso Luiz Affonso Romano, que a entidade em questão tivesse um curso semelhante ao que eu tinha feito em Nova Iorque. Era um Curso de Consultores, de 40 horas, que envolvia também um segundo momento de contato e entrevistas com consultores seniores, dentre outras coisas”, afirmou.

“Eu e o Professor Romano, chegamos a desenvolver melhor essa capacitação, até que e o professor Romano faleceu de Covid e o projeto ficou para depois. Com a gestão do Thiago Loner, decidimos retomar com a Formação, com foco em se aproximar do padrão internacional dos cursos. Chegamos à carga horária de 36 horas que é a mesma de uma disciplina de Mestrado. Com um conteúdo tão completo quanto os cursos dos EUA, de Londres e outros lugares no mundo inteiro”, completou.

Aula Magna

A aula magna da primeira turma do CFCO foi ministrada por Thiago Loner (atual Presidente ABCO) e apresentou o Panorama da Consultoria no Brasil e no Mundo. Leia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados