Saiba como o planejamento tributário pode reduzir as despesas da empresa

Você sabia que a principal forma de uma empresa economizar é se planejar para evitar tributos inesperados, reduzir valores de recolhimento e minimizar as cargas tributárias? O planejamento tributário, que abrange tudo isso e muito mais, é uma ferramenta de gestão de pagamento de tributos somada a estratégias, ações e estudos. Seu principal objetivo é reduzir a carga tributária de uma empresa, cumprindo todas as legislações legais, ou seja, realizando o pagamento dos impostos e a entrega das declarações dentro dos prazos.

O sistema tributário brasileiro é considerado um dos mais complexos do mundo. Possui uma estrutura extensa e de difícil entendimento. Por isso, é necessário que as empresas contem com um planejamento tributário, que siga suas leis, regulamentações, as regras de isenção de impostos, o regime correto de tributação etc.

O benefício mais importante da empresa ter um planejamento tributário é, sem dúvida, diminuir as despesas com tributos.  Além disso, a empresa consegue trabalhar de forma preventiva, eliminando a tempo os possíveis erros contábeis e evitar autuações ou multas. 

Como o planejamento tributário pode reduzir as despesas da empresa?

Destacamos as principais formas de minimizar os gastos da empresa por meio do planejamento tributário, que segue pautado pelas melhores práticas fiscais:

  • Evitar a incidência de tributos inesperados para que não recaiam sobre seus produtos e serviços. Ao diminuir as cargas de tributo, mais lucros serão gerados ao empresário;
  • Reduzir os valores de recolhimento por meio da adesão de incentivos fiscais (federal, estadual, regional e municipal) que diminuem as alíquotas de tributos
  • Reduzir a carga tributária planejando diminuir outras taxas como Fator Acidentário de Prevenção (FAP), Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT), entre outras.
  • Retardar o pagamento da obrigação: trata-se de uma estratégia para contar com mais reserva financeira ou capital de giro, quando a empresa tem a intenção de movimentar o negócio ou investir, sem ter que pagar multas ou assumir parcelas;
  • Identificar e recuperar tributos já pagos.

Para fazer um planejamento tributário eficaz, uma empresa precisa ter profissionais capacitados e experientes, que entendam, acompanhem e executem a legislação tributária. Além disso, cabe a equipe propor metas, prazos, cronograma, levantar cenários e outras responsabilidades para aplicar e monitorar o plano tributário.

Temos profissionais altamente habilitados para projetar e acompanhar o planejamento tributário de sua empresa. Consulte a gente!

por
Fábio Verde
CEO FV Consultoria e Treinamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados