As mudanças tecnológicas do século XXI frente ao ambiente das organizações

 
No denominado mundo relacional, no qual nos inseridos atualmente, o pensamento estratégico das organizações gira em torno de alguns questionamentos, tais quais: que tipo de organização é necessária hoje? quais processos devem ser conduzidos? como as mudanças acontecem? como realizar a transição para um modelo de organização relacional?
 
Com o mundo cada vez mais complexo, dinâmico, sujeito a mudanças, torna-se mais imperativo que as empresas tenham capacidade para, rapidamente, se adaptar à essas constantes mudanças, buscando melhor desempenho.
 
Entendendo a melhoria de desempenho como uma forma de agregar valor ao mercado, incorporando conceitos de processos de negócios, visão de ponta a ponta dos processos, eliminação de gargalos e outras circunstâncias de mudanças, nos encontramos em meio às discussões frequentes que dizem respeito a “Transformação Digital”.
 
No bojo desse processo de discussão sobre da transformação digital, destacam-se a indústria da robótica, a internet das coisas, a inteligência artificial, integração entre sistemas de comunicação corporativos, processos de automação etc.
 
Um dos primeiros passos apontados para o início de uma jornada corporativa rumo à transformação digital exigirá a formação de competências das organizações em desenvolver e implementar projetos, de forma estruturada, com planejamento assertivo e com base em conceitos, ferramentas e técnicas adequadas.
 
Projetos são instrumentos fundamentais, através dos quais as organizações concretizam suas estratégias. Os projetos, somados à uma filosofia de gestão por processo de negócio, constituem-se em ferramentas imprescindíveis aos ambientes corporativos no sentido de manter seus níveis de competitividade na busca por melhor desempenho.
 
Nesse sentido, é imprescindível, para alcance dos objetivos de uma organização, a capacidade de formação de equipes competentes em gerenciamento de projetos e em gestão de processos de negócios.
 
Moisés Teles Madureira, PMP, MBA
Professor e Consultor em Gerenciamento de Projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados