A curiosidade nunca matou o gato, pelo menos em Finanças…

 

Peça-lhes para desculpar sua ingenuidade, mas sempre faça a pergunta. Pessoas em diferentes áreas da empresa – às vezes – tentam confundir com acrônimos particulares, linguagem específica, ou seja o que for, mas é papel do profissional de finanças chegar à resposta real e ao cerne da questão. Ao que realmente interessa para o Business!
 

Integre-se ao negócio!

A única maneira de conhecer as coisas é sair de trás de sua mesa e fazer parte do negócio. Só então você será capaz de começar a construir um relacionamento com seus colegas em outras partes do negócio. A equipe de operações, comercial, marketing, etc ….

eles só veem você como um Partner Financeiro que gosta de dizer não (ou sim), até sair do escritório e interagir com o resto do negócio.

Uma vez que você construa o rapport, conheça as pessoas no resto do negócio, comece a consolidar relacionamentos profissionais e desenvolva confiança, você começará a descobrir coisas que nunca conheceu antes.

Você verá o negócio sob uma luz completamente diferente e perceberá que há mais na sua empresa do que os números em uma planilha. O gerente de operações que você viu com desconfiança mútua de repente se tornará uma mina de detalhes úteis e conhecimento da operação que você nunca havia considerado. O chefe de comercial que administra o departamento com mão de ferro e todo mundo tem medo de repente se tornará seu melhor amigo. Eles compartilharão com você o motivo do sucesso das empresas e do papel que eles e sua equipe desempenham nele. Talvez exemplos extremos, mas através da construção de relações profissionais e mostrando um interesse nas pessoas, seu papel e sua equipe seu trabalho se tornará muito mais fácil.

Construa o seu perfil:

As pessoas adoram falar sobre si e sua equipe e este é provavelmente o melhor lugar para começar a construir o relacionamento e a confiança que você precisa, e não podemos esquecer que ao mesmo tempo construindo seu conhecimento você também está construindo seu perfil a organização.

Ao ganhar um perfil maior, e com as pessoas conhecendo você, isso torna muito mais fácil para você ser reconhecido em primeiro lugar como o especialista em finanças, mas, mais importante, também torna as pessoas mais abertas e dispostas a compartilhar informações com você.

É como o velho ditado “conhecimento é poder” e muita gente ainda vive com isso. Se você quer construir seu próprio conhecimento e entender o negócio, esse processo se torna muito mais fácil quando as pessoas sabem de você e você construiu uma reputação no negócio.

Se a reputação que você promove é a de ser útil onde você pode e está disposto a arregaçar as mangas e se envolver, isso pode ter um impacto positivo de longo alcance não apenas em seu desempenho em sua função atual, mas também em destacar você como alguém para monitorar ou dar uma olhada quando surge uma promoção ou uma nova função.

Benefícios para você e para o negócio:

Por ser curioso, você mostra que está aberto ao fato de querer entender o que não sabe. Você pode conhecer o P&L e o Balanço Financeiro de dentro para fora, mas quais produtos sua empresa vende? Qual é a campanha de marketing atual e quais produtos estão em promoção? Ao entrar nesse detalhe, você poderá começar a entender o negócio e construir a história por trás dos números.

“Tivemos custos mais altos no terceiro trimestre porque o produto XY estava sendo promovido pelos canais de marketing AB e CD com grande sucesso. Isso significou que nossas vendas no trimestre aumentaram em 25%, mas também nossos custos aumentaram em 10% devido à mão-de-obra temporária adicional e materiais comprados e nossos custos de distribuição aumentaram em 8% com o uso de mensageiros adicionais. No geral, essa atividade aumentada criou um benefício líquido para margem de 5%…

esta forma de explicar, não parece muito melhor do que: “as vendas subiram e os custos também ”?

Por ser uma pessoa de finanças que trabalha muito mais de perto com o negócio, você não apenas quebra a distância física entre finanças e os negócios e seus clientes, mas também começa a ver em primeira mão como os processos funcionam na realidade. Alguns dos processos são excessivamente complicados ou excessivamente burocráticos? O trabalho está sendo duplicado? Você está fazendo algo em finanças que já está sendo feito na operação ou vice-versa?

Com esse entendimento do negócio, você consegue compreender os desafios e as situações que várias partes do negócio enfrentam e também estar no lugar certo para poder oferecer soluções ou novas ideias. Isso não é sugerir que as finanças saibam melhor do que alguém que tem desempenhado um papel há anos, mas é para apresentar que todos sempre fariam um par extra de olhos examinando o processo que estão seguindo.

Como sabemos, trabalhando através de reconciliações e constantemente olhando para números, você pode se tornar cego e processar cego, e isso também é verdade para pessoas de outras partes do negócio. Você pode se envolver demais e às vezes leva alguém de uma área diferente para ver o trabalho que está sendo feito através de uma lente diferente e oferecer uma visão alternativa das coisas.

Em resumo:

O significado do dicionário de curiosidade é “um desejo ansioso de conhecer ou aprender sobre algo” e isso é definitivamente o que você deve ser como um membro das finanças em uma organização, seja ela grande ou pequena.

Toda atividade tem um custo associado e, se você não sabe qual é a atividade, como você pode colocar um custo nela? Espera-se então que você preveja esse custo daqui para frente como parte de um processo orçamentário ou simplesmente forneça um guia de como será o custo do negócio nofuturo. Como você pode fazer isso se você não sabe quais atividades sua empresa faz?

É vital que, como membro das finanças, você esteja curioso e queira saber tudo, então saia e faça perguntas!

 
Marcio Lamanna
Gerente Financeiro na CEPEM – Centro de Estudos e Pesquisa da Mulher

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