Palavra da Presidência | Jerônimo Lima – janeiro de 2021

 
Iniciamos o ano de 2021 com muitos desafios pela frente. Há crise na saúde, economia e educação, principalmente, mas sempre há também oportunidades para que as empresa retomem seu planejamento estratégico e corrigir rumos para adequação às tendências para o novo ano. É um momento de reinvenção do segmento de consultoria de gestão.
 
O home office dever continuar sendo o modo de trabalho preferido pelas empresas pelo menos até a maioria da população estar vacinada, o que indica que a modalidade de prestação de serviços de consultoria híbrida pode ser ampliada para os consultores que se capacitarem na utilização de novas tecnologias de transformação digital. Nessa esteira, crescerão as oportunidades de surgimento de startups baseadas em tecnologia em todos os setores e continuarão em alta as atividades de reuniões e capacitações virtuais, que nem todos gostam, mas que é uma alternativa para movimentar o mercado de eventos e educação corporativa, praticamente sem receita no ano que findou, além de fomentar o e-commerce.
Os negócios sustentáveis continuarão em alta nesse mundo virtual, com ênfase em responsabilidade socioambiental e governança corporativa mais severa, impactando o mercado financeiro. Ter lucro e praticar o bem são causas nobres dos novos consumidores e empresas nesses tempos.
Plataformas focadas em gestão de processos de negócios baseadas em Business Process Management (BPM) devem crescer para apoiar a virtualização de processos de front e back office das empresas, em especial as de pequeno e médio porte, como forma de reduzir custos, impulsionar métodos ágeis em todas as áreas e adotar tecnologias para gerir processos com soluções mais completas e integradas.
Da mesma forma, em vez de confinar o desenvolvimento de novos produtos a uma área de P&D, as organizações ambidestras criarão versões espelhadas de si, para dar mais força e vazão às novas ideias em paralelo à gestão de marketing e vendas dos negócios atuais, inclusive com sistemas de inovação aberta.
Bons negócios!
 
Jerônimo Lima
Presidente da ABCO

Crédito da imagem: Designed by Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados