Uma Comunidade de Prática (CoP) é definida como um grupo de pessoas que se reúne para compartilhar expertise por um determinado tema de interesse, visando alcançar objetivos comuns de seus membros ou de interesse da organização.

O Grupo de Estudos de Comunidades de Prática em Consultoria, a partir da premissa que as empresas mais competitivas baseiam suas ações no desenvolvimento do seu capital intelectual com vistas a criar uma cultura de inovação em que todos possam expor suas ideias, abordará como CoPs podem ser ferramentas efetivas para criar um ambiente propício a essa finalidade. Quando bem utilizadas, CoPs aproximam e facilitam a conexão entre pessoas com interesses comuns para o compartilhamento de ideias que potencializem a geração de inteligência coletiva, a descoberta de pessoas talentosas e a identificação de agentes de mudança que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras.

O conceito de CoP é fundamentado em duas premissas: a perspectiva da aprendizagem situada na prática e a característica do grupo formado espontaneamente por pessoas que têm trabalhos afins. A relevância da primeira premissa diz respeito ao fato de que saber e fazer são indissociáveis, ou seja, tarefas específicas exigem saberes específicos para a sua execução. Desse modo, a aprendizagem em ação é uma necessidade das empresas e atividades organizacionais envolvem produção específica de conhecimento. A segunda premissa diz que as atividades organizacionais são tipicamente coletivas, envolvendo a interação autocoordenada de grupos de pessoas. Isso significa que os conhecimentos dos membros de uma CoP, embora altamente personalizados, são também compartilhados e, sob uma perspectiva objetivista do conhecimento, aquilo que é compartilhado pelos membros da CoP deixa de ser tácito e passa a ser explícito. Nesse sentido, os membros de CoP desenvolvem “conhecimento situacional” que resulta no desenvolvimento de toda a comunidade.

As reuniões vão acontecer nos dias: 07/04, 19/04, 04/05, 17/05, 31/05 e 09/06 de 2021.

Para confirmar a adesão, é necessário enviar um e-mail para [email protected] com os seguintes dados:

Nome completo:
Empresa:
Área de atuação:
Cidade/UF:
Telefone:

Importante: o grupo de estudos não tem custo e é um benefício exclusivo para os associados.

Sejam bem-vindos!

Jerônimo Lima
Coordenador do Grupo de Estudos
Presidente da ABCO