Consultoria, que cara é essa? é a pergunta que não quer calar

…titular de honorários de consultoria as altas somas reveladas é para quem não é do ramo, não é contratante,  não teve ou não quer ter acesso aos valores dos honorários dos profissionais (pesquisa Perfil das Empresas de  Consultoria no Brasil  www.abco.org.br e www.laboratoriodaconsultoria.com.br.

Para clarear é só recorrer a M. Kurb,  no livro Consultoria- um guia para a profissão “Um indivíduo se torna consultor de organização, na acepção ampla da palavra, quando acumula considerável conhecimento de inúmeras situações e problemas organizacionais e quando adquire aquelas habilidades necessárias à resolução de problemas – identificar problemas, buscar e encontrar informações relevantes, analisar e sintetizar, escolher entre as alternativas de solução, comunicar-se com as pessoas e assim por diante.”

e mais, se preciso fosse, dizemos nós:

 
a Consultoria serve para  ajudar (i) na identificação, análise, interpretação do real problema (ii) na elaboração, com o Cliente, do Diagnóstico, (iii) na criação de alternativas de solução , (iv) no apoio à implantação e (v) na prospecção de ameaças e  oportunidades não percebidas ou abafadas pelo dia a dia corporativo, (vi) na busca pela inovação, (vii) pela boa governança e integridade e os necessários olhares acerca do gerenciamento ecológico.
 
Ademais, é atividade que exige dedicação exclusiva ou  predominante sobre, por exemplo, pesquisa, academia, na qual há um lastro de múltiplas competências e experiências,  oferece alternância de clientes, possibilita não aceitar cliente sem ética, controle do próprio “relógio do ponto”, exige  confidencialidade absoluta e, mais, possibilita “despedir” o cliente. Além disso,  com trabalhos em períodos com e sem crises,  projetos/ trabalhos temporâneos,  problemas e clientes alternados,  não há tédio e nem prazo de validade. Assim, não compreendo as fisionomias agastadas dos apontados como consultores e dos “contratantes”.

Luiz Affonso Romano
Consultor, CEO do Laboratório da Consultoria
Presidente da ABCO Associação Brasileira de Consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados