Blockchain no mercado de DOOH

O mercado global está se transformando muito rapidamente e diversas oportunidades de uso de tecnologias combinadas estão sendo testadas em todos os lugares. Um exemplo que tenho acompanhado aqui nos Estados Unidos é o uso do Blockchain. Me parece uma tendência muito forte e uma excelente oportunidade para o mercado Brasileiro, visto o perfil da audiência/usuários Brasileiros, o volume de uso de rede sociais.

Hoje em dia o Blockchain tem o potencial de transformar uma variedade de indústrias mas principalmente o varejo, e isso inclui publicidade e mídia em quiosques interativos digitais.

Mas o que é Blockchain?

Blockchain é uma palavra chique para um banco de dados que não está centralizado em um único local ou organização, mas em vários computadores ou organizações. É um banco de dados que é governado por não um, mas muitos administradores.

Normalmente, o blockchain tem sido usado para criptomoedas porque pode registrar transações de maneira precisa e segura, sem muita chance de alguém adulterá-lo. Afinal, se todos os computadores da rede blockchain tiverem acesso ao mesmo registro, qualquer alteração será notada instantaneamente.

O primeiro blockchain foi criado por Satoshi Nakamoto, o criador anônimo de bitcoin, para registrar e processar com segurança transações de bitcoin. Por causa disso, muitas discussões sobre blockchain se concentrarão no bitcoin de criptomoeda. No entanto, o blockchain cresceu além do bitcoin para muitas áreas diferentes, como:

• Contratos inteligentes.
• Pagamentos transfronteiriços.
• Gerenciamento de identidade.
• Servir os menos atendidos financeiramente.

Então, o que tudo isso tem a ver com publicidade digital?

Um processamento descentralizado como o blockchain pode impactar a publicidade digital de várias maneiras. Antes de tudo, ele pode ajudar a confirmar o volume de “impressões” dos anúncios e publicidade digital, por exemplo como ferramenta de mensurar alguns resultados.

Uma blockchain também pode ajudar a incentivar criadores de conteúdo para campanhas de DOOH (Digital Out Of Home ou Quiosques Digitais em Área Externas). Por exemplo, os usuários de DOOH podem criar conteúdo DOOH e registrar essas criações em uma blockchain, para que, independentemente de onde o conteúdo seja usado, eles recebam crédito e pagamento por criptomoeda.

No nível do cliente, os anunciantes do DOOH também podem incentivar os mesmos a se envolverem em campanhas por meio de “tokenização”. Por exemplo, uma campanha pode incentivar os clientes a tirar uma foto de um anúncio e compartilhá-lo em seus perfis de mídia social em troca da criptomoeda, que pode ser entregue a um aplicativo que gerencia esse processo.

Quiosques interativos digitais são essenciais para o sucesso deste tipo de transação e devem ter tecnologia de ponta e que permita ao usuário final ter acesso rápido, com conteúdo que seja atrativo e permita ter uma excelente experiencia. Empresas que criam conteúdos precisam deste tipo de tecnologia que a Apek® por exemplo, vem trabalhando internacionalmente por mais de 20 anos. Essa combinação é uma excelente oportunidade tanto para os clientes / usuários finais como para integradores, agências de publicidade e mídia etc.

A tecnologia Blockchain está crescendo e se expandindo a cada dia, portanto, no futuro, usuários finais e fornecedores poderão usá-la de maneiras que nem imaginamos.
MARCOS FUGULIN
Business Consultant and Advisor
Development Director na Apek International LLC
Filiado à ABCO - Associação Brasileira de Consultores - Núcleo USA