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O que é Inovação?


Inovação tem por significado novidade ou renovação (AURÉLIO, 2015). O termo é derivado do latim onde novus significa “novo” e innovatio significa “algo criado novo”. Inovação é uma ideia, método ou objeto concebido e criado de forma um pouco ou totalmente diferente daquilo que já existe à disposição no mercado. Inovação é, em outras palavras, a invenção que chega ao mercado (FERREIRA, 2012).

A inovação, de maneira geral, diz respeito à procura, à descoberta, à experimentação, ao desenvolvimento, à imitação e à adoção de novos produtos, novas formas de produção e novos arranjos organizacionais (DOSI, 1998).

Já para Bob McDonald (2008), CEO da Procter & Gamble, a inovação não se trata propriamente de uma invenção, mas sim, da conversão de uma nova ideia em satisfação para o consumidor e em receitas e lucros. Segundo esse autor, se uma ideia ou tecnologia não puder ser comercializada com sucesso, não pode ser considerada uma inovação. Ainda de acordo com McDonald, inovação é importante por dois motivos fundamentais:

1 – Inovação é a chave para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Nesse aspecto, existem enormes desafios a serem enfrentados por parte das empresas, das instituições, das nações e dos próprios indivíduos, sendo certo que o enfrentamento desses desafios favorece imensamente a inovação.

2 – Inovação é o principal motor de crescimento comercial, financeiro e econômico. Tanto assim que, nas últimas décadas, as empresas e os países que mais prosperaram, em algum momento, foram líderes em termos de inovação.

Por certo, a importância de se buscar a inovação cria uma demanda única de liderança. Faz-se necessário líderes fortes em termos de inovação, os quais possam atuar não apenas em laboratórios ou universidades, mas também no mundo dos negócios, na área política, e em instituições sem fins lucrativos e não-governamentais (MCDONALD, 2008).

Líndice Thiengo

Consultoria em Inovação, Agilidade e Projetos

Site: www.sigadys.com

 

 

Bibliografia

AURÉLIO. O dicionário da lingua portuguesa. 8ª edição revista, atualizada e ampliada. 2015.

DOSI, G. The nature of innovation process. London: Pinter Publishers, 1998.

FERREIRA, Ernande Monteiro. Diagnóstico para inovação. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2012.

MCDONALD, B. Touching lives, improving life: why innovation matters and how to make it work. http://www.pg.com/en_US/downloads/company/purpose_people/touching_lives_improving_life.pdf . 2008.

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