ABCO - Associação Brasileira de Consultores

O que você precisa saber antes de migrar para a Consultoria I- Veja alguns pré-requisitos essenciais para carreira na área


Como você usou seu tempo até decidir-se pela atividade de Consultoria?  Era administrado pelo empregador? Hora de entrada e sair? Hora de almoçar? Férias?  Ou você pertencia ao conjunto de pessoas livres de compromissos determinados por terceiros? Daqueles que não devem obrigação a outrem, na organização de seu tempo?

Difícil, não é?

É possível que você tenha integrado o serviço público civil ou militar, desempenhado variadas atividades como empregado na iniciativa privada, ou  no magistério. Se assim foi, você esteve, até agora, conduzido pelas exigências externas ao resultado de suas atividades. Sua vida, pode-se dizer, esteve submetida ao símbolo do “relógio do ponto”. Decidido a participar do Mundo da Consultoria, você está prestes a passar a ser o dono do “relógio do ponto” de sua Vida.

Esse é um momento de decisão que caracteriza um rito de passagem  importante do Mundo Corporativo para o da Consultoria, uma fase que poderá ser duradoura. Afinal,  a Vida, hoje, beira os 85 anos, e o exercício da atividade  de Consultoria não tem “prazo de validade” nem tédio, neste pela alternância de clientes e trabalhos.

Você está pronto? Então comece a se reinventar para uma nova fase de sucessos e bons êxitos.

Quais os pré-requisitos esperados em um Consultor?

Sem nenhuma dúvida, o Conhecimento precede a todos. A boa Comunicação, garantidora da Visibilidade e da capacidade de transmitir a experiência vivida e aprendida, é o segundo. As atitudes Ética e de Independência, fortalecendo a crença e a confiabilidade no Consultor são, também, essenciais. Essas são as qualidades-insumo, sem as quais é impossível aplicar, honesta e competentemente, a atividade de Consultoria.

A integração  CONHECIMENTO + COMUNICAÇÃO + ÉTICA e INDEPENDÊNCIA constitui o arcabouço da Consultoria, valores pré-existentes no Candidato a Consultor.

Luiz Affonso Romano é consultor, coach para desenvolvimento em consultoria, professor dos cursos de Desenvolvimento de Consultores.

www.laboratoriodaconsultoria.com.br

Em tempo: quer dar os primeiros passos para essa nova carreira? Conheça o curso que preparei para Administradores Premium

http://www.administradores.com.br/consultoria

Ouvimos por aí nº 87, setembro 2017

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-voce-precisa-saber-antes-de-migrar-para-a-consultoria/106990/

 

Share Button

Uma resposta para “O que você precisa saber antes de migrar para a Consultoria I- Veja alguns pré-requisitos essenciais para carreira na área”

  1. Kelly disse:

    Acredito que a consultoria seja uma carreira promissora por longos anos no Brasil. Para quem tem autoridade no assunto e possui sede de conhecimento sempre haverão portas abertas para realizar um serviço com maestria.
    É muito prazeroso realizar diagnósticos e elaborar processos com o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações de mudança.
    O consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto conforme a necessidade do cliente. Não há fórmula mágica! O percurso é sempre diferente e o resultado de um trabalho bem feito é a excelência.

    Kelly Sodré
    Consultora de Negócios
    (21) 96416-7909
    businessintelligence@busin.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *