ABCO - Associação Brasileira de Consultores

IoT em foco – Em nosso dia a dia utilizamos IoT! Onde?


Iniciamos a linha de pensamento de IoT e a relação com a 4a revolução Industrial, onde foi apresentado o conceito atual sobre a “disruptura da informação”. E este novo ecossistema está se estabelecendo pelas transformações que ocorrem em diversas áreas, com as quais as ações justificam as atualizações em nosso modo de vida. Mesmo que sejam camufladas através da automação nestes novos processos.

Vamos comentar sobre a aplicação de IoT – “Inthernet of Things” em nosso dia-a-dia. Mais uma vez, meus cabelos brancos me ajudam a escrever algo vivenciado e, devidamente autorizado, usarei como exemplo prático meu amigo Marcos. Um felizardo proprietário do aplicativo denominado CrossX, dedicado e otimizado para a turma do Crossfit. Um ponto: Ele é praticante de Crossfit. O que motivou a criação desta ferramenta foi a dificuldade de não possuir todas as informações necessárias sobre seus treinos à mão. Com a criação deste aplicativo para auxiliar seus próprios treinamentos e de seus parceiros, portas se abriram! O conceito de prestação de serviços “on line” (Data-as-a-Service) apareceu e em pouco tempo já possuía outros alunos e de outras academias utilizando o aplicativo. Isto possibilitou que não somente os alunos utilizem o aplicativo hoje, pois a base de dados cadastradas atuante permitiu disponibilizar outros serviços, que não sejam apenas informações dos treinos, como: pagamentos, compras, pesquisas, divulgações, etc. Ah, e as competições que já existiam entre as equipes, aqui foi um capítulo à parte, imagine! Então podemos considerar que o CrossX atua nos 4P´s básicos de Marketing e de forma que ainda pode ser desenvolvida com novas oportunidades.

Um outro exemplo me ocorreu, através de um insight durante uma reunião de negócios e, depois complementado por um post no linkedin do Sr. Anthony J James que apresenta o reconhecimento em tempo real de um sistema autônomo de pagamento em lojas – aplicação comercial no mercado retail, segmentos B2B e B2C. Entenda que neste vídeo, o reconhecimento dos compradores, quais produtos são retirados das gondolas, verificados as posições, comprados ou devolvidos são automaticamente inventariados.

Isto quer dizer: Nos supermercados, que por estudos históricos possuem margem de lucro de 2,05% sobre o faturado, atualizar-se para este sistema e assim poderá, em tempo real, fornecer as informações do que foi comprado (faturamento), ajustar as tarefas dos repositores (otimização de mão de obra), comprar produtos quando e quanto se necessita (ajuste de fluxo de caixa) e retro alimentar seus fornecedores com informações precisas sobre a aceitação dos produtos no mercado (pesquisa de mercado). Até mesmo otimizar o caminhão de transporte do fornecedor (Conceito de Sustentabilidade).

Isto é IoT, a Internet das Coisas, uma rede de coisas conectadas entre si e atuando em um ecossistema conjunto, em conectividade e com aplicativos e/ou serviços, com outros objetos. Aliás, também irei ainda comentar sobre IIoT.

 

Ronaldo Gabriel dos Santos

Consultor de máquinas e projetos de automação e controle

Palestrante e Sócio na Galáxia Engenharia de Máquinas

Share Button

Uma resposta para “IoT em foco – Em nosso dia a dia utilizamos IoT! Onde?”

  1. Kelly disse:

    Interessante! Até onde a tecnologia pode nos levar? É cada ideia interessante…
    Não ficamos mais sem “IoT” e nem queremos mais nos ver livres disto.

    Kelly Sodré
    Consultora de Negócios
    (21) 96416-7909
    businessintelligence@busin.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *