ABCO - Associação Brasileira de Consultores

Auditoria Operacional


Um empreendedor com seus negócios em expansão, considerando a minha vasta experiência profissional, consultou-me neste mês sobre a aplicação e a utilidade da Auditoria Operacional, porque este tema havia sido objeto de conversas em recente reunião de empresários na Associação Comercial e Industrial de sua cidade.

Esclareci que, na minha opinião, a Auditoria Operacional é um foco de abordagem da Auditoria nas organizações, que pode envolver a auditoria contábil, financeira, tributária e a operacional. Esta, como o nome indica, pode englobar tudo mais que se refira a processos de produção industrial e a processos administrativos.
A Auditoria, portanto, é algo mais complexo, abrangente.
O mais importante para o Auditor (sócio da empresa responsável pelo serviço de auditoria, ou o gerente, supervisor ou até o iniciante – no meu tempo chamava-se pica-pau) é ter uma visão global, integrada de toda a organização e suas atividades.
Isto, para que possa ter condições de identificar os principais processos que impactam nos resultados de suas atividades: sejam os processos de registros contábeis e tributários (que resultam nas demonstrações financeiras); e os outros processos, os operacionais, para permitir ao Auditor avaliar o Nível de Riscos que envolve todas as operações/atividades e definir o escopo de exames e análises que terá de realizar para fundamentar uma sua opinião, parecer sobre o Objeto da Auditoria a ser executada.
Se você concorda com esta opinião, apresente-me outras questões sobre este tema para que possamos aprofundar as análises.
E se não concorda, traga os seus argumentos para que possamos ouvir os outros leitores, especialistas sobre o tema, e apresentar outras abordagens e conclusões sobre a Auditoria Operacional.

Carlos R. Velloso

Consultor, Diretor de Desenvolvimento Profissional da ABCO. Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC é instrutor em programas de treinamento em Governança Corporativa e Familiar.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *