ABCO - Associação Brasileira de Consultores

4º Café com Consultores da ABCO no Rio de Janeiro


A Ética como área de atuação do Consultor foi  tema do Café com Consultores, no dia 28 de junho, no Rio de Janeiro. Presente nos debates nacionais, o comprometimento ético é hoje, segundo os participantes, motivo da escolha para ingresso de profissionais nas empresas, compra de produtos e serviços, aparecendo bem nas pesquisas do Instituto Ipsos-  nota da coluna Ancelmo Gois, O Globo-, e na do Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil www.laboratoriodaconsultoria.com.br/site/ 

Contudo, alerta o consultor Luiz Affonso Romano, a Ética e seus Códigos não podem ser concebidos com uma visão de permanência definitiva, porque o mundo está em constante mutação e levar-se-á, assim, em consideração a época, local, comportamentos,  valores e  princípios. http://www.abco.org.br/codigo-de-etica/

Share Button

7 respostas para “4º Café com Consultores da ABCO no Rio de Janeiro”

  1. Mauricio Luz disse:

    O encontro foi muito bom. Compartilhar conhecimentos e pontos de vista é importante para que nos mantenhamos atualizados com o que acontece e que cultivemos boas relações com nossos parceiros de desafios profissionais. Estarei presente sempre que possível.

  2. Pedro Paulo Rocha. disse:

    O encontro foi muito proveitoso e serviu pra mostrar que a ética deve ser respeitada por todos dentro da empresa, não podendo haver privilégios para ninguém. Não existem meias verdades. Abraços a todos. Pedro Paulo Rocha.

  3. grace Helen murray disse:

    O encontro reacendeu a chama de que estou no caminho certo da CONSULTORIA!
    Encantada de conhecer novos colegas e rever um grande e professor da consultoria que criou a ÉTICA da ABCO. Ética é uma virtude que está sempre presente no comportamento humano.
    Grace Helen Murray

  4. Encontro excelente para refletirmos e praticarmos networking.
    Parabéns e obrigado, Romano!
    Grande abraço a todos
    Fernando Hartmann

  5. Márcio Ramos De Luca disse:

    Excelente Interação. Ótimo encontro. Boas oportunidades de parcerias.
    Nestes tempos de crise esse é um dos caminhos para o crescimento.
    Abraços.
    Márcio De Luca.

  6. Márcio Ramos De Luca disse:

    Gostaria de compartilhar em anexo, a minha apresentação da defesa do meu Projeto Final de Pós Graduação na COPPE / UFRJ em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial.

    O tema é bastante atual e fala das Organizações na nova Era Digital e a importância da adoção da cultura da Inovação.
    Se puder divulgar e me informar caso haja algum interesse, agradeço.
    Abraços,
    Márcio Ramos De Luca

  7. Márcio Ramos De Luca disse:

    Resumo do meu Projeto Final de Pós Graduação na COPPE / UFRJ em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial.

    A organização na nova era digital e a importância da adoção da cultura da inovação.

    O presente trabalho visa propor um modelo de ação para que uma empresa possa criar as condições necessárias ao estabelecimento de uma nova cultura, visando a inovação. Inovar se mostra fator preponderante para a manutenção da competitividade e posiciona a empresa como ambiente atraente de trabalho para seus colaboradores. Entre outros temas, o projeto se apoia no cenário de mudanças tecnológicas, novas práticas de desenvolvimento de produtos, competitividade e, ainda, nos novos hábitos, comportamentos e valores da população em decorrência da nova era digital. Foram analisadas pesquisas direcionadas a levantar as principais barreiras à adoção de práticas de inovação nas organizações e quais ações que têm obtido sucesso. Conclui-se que o risco de perder competitividade, fatia de mercado e, potencialmente, até desaparecer é inversamente proporcional à rapidez na adoção da cultura de inovação por meio da gestão do conhecimento, o que vem ao encontro das premissas deste trabalho.

    Palavras-chave: Inovação. Organizações. Competitividade. Exponencial.
    Abstract

    The present work proposes a corporate action model to create internal conditions for the adoption of a new culture, aiming innovation. Adopting an innovative corporate culture is of upmost importance for staying competitive as well as for positioning the company as providing an attractive work environment. Among other themes, the project addresses the context of technological changes, new practices of product development, competitiveness, as well as new habits, behavior and values of the population due to the Digital Era. The paper analyzes research on the major barriers to adopting innovation practices and, conversely, the actions that were successful in implementing a culture of innovation. In conclusion, conferring with the assumptions presented in this work, the risk of losing competiveness or disappearing is inversely proportional to the pace of implementing a culture of innovation supported by knowledge management.

    Keywords: Innovation. Organizations. Competitiveness. Exponential.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *